AMICO

As cardiopatias são doenças crônicas que necessitam de diagnóstico precoce, acompanhamento médico especializado, procedimentos diagnósticos e cirurgias sofisticadas de alto custo, além de tratamento odontológico, psicológico, nutricional e apoio familiar.

São muitas as dificuldades enfrentadas pelas crianças e seus familiares  no dia-a-dia dentro dos  hospitais.  A origem pobre da maioria deles tocaram os profissionais que lidam diretamente com esses pacientes, eles fazem o possível para prestar um serviço de qualidade para melhorar a vida dessas pessoas.

Criação

A partir dessa observação diária, alguns profissionais liderados pelos médicos Enio de Oliveira, Marcelo Matos, José Madson Vidal e Francisco Ângelo Queiroz juntaram-se e criaram a Associação dos Amigos do Coração da Criança- AMICO- uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com crianças portadoras de cardiopatias de todo o Estado do Rio Grande do Norte. De recém-nascidos a adolescentes, a equipe já tratou cirurgicamente mais de 900 pacientes.

A missão da AMICO é desenvolver ações para promover a saúde e cidadania da criança cardiopata através da assistência integral e integrada. As ações voluntarias dos integrantes da associação tem como finalidade fazer da esperança de uma mudança de vida um passo importante para as crianças cardiopatas e seus familiares.

È possível mudar a realidade desfavorável da influencia dos que têm problemas cardíacos, por isso o trabalho da entidade é ampliar as ações de atenção a esse público,respeitando e observando as singularidades de cada paciente,sua relação com a família e a sociedade,e promover um convívio social saudável .
  
Os médicos usam seus conhecimentos profissionais e comprometimento ético com a vida para dar assistência e conforto as crianças cardiopatas. A solidariedade é o principio básico de humanismo e ação transformadora da condição dos pacientes.